Jesus, o firme fundamento da sua vida

person standing on rock near ocean during daytime

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” 1 Coríntios 3:11.

Ao olharmos ao nosso redor, percebemos o quanto a vida é frágil, também ao olharmos para dentro de nós, chegamos à conclusão da brevidade do nosso tempo.

O que, afinal de contas, nos mantém, o que nos sustenta, em que nos apegamos para vencer a crise existencial? Evidentemente que entendo que Paulo fala de doutrina, de fé, neste versículo 11 do capitulo 3, mas ao pegar carona no termo usado pelo apóstolo no versículo supra citado, responderemos a indagação feita a pouco: “O que nos mantém,o que nos sustenta, em que nos apegamos?”

Segundo o apóstolo, “ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. Paulo afirma que Jesus é o grande, perfeito e final fundamento para o homem. Nada tem mais segurança que o Senhor, e por essa razão, o autor desconhecido de Hebreus nos revela que “toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus” (Hebreus 3:4). O Senhor é o grande alicerce de tudo, o pilar que tudo sustenta, “nele vivemos, e nos movemos, e existimos…” (Atos 17:18). Com isso, verdadeiramente nos rendemos diante da majestade do Rei. E com isso em mente, podemos pensar no Fundamento de Tudo, e tudo envolve o ser humano e, conseqüentemente, você.

Jesus, como fundamento, é relatado em toda Bíblia, mas num versículo em especial notamos isso, aliás em dois. Isaías 28:16: “Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu assentei em Sião uma pedra já provada… que está firme e fundada…” É de Jesus, aquele cuja morte não pôde deter. Também isso é falado em 1 Pedro 2:4-6, onde faço destaque para os seguintes termos:

  • “Pedra viva” (v.4)
  • “Eleita e preciosa” (v.4)
  • “Pedra Principal” (v.6)

Eis, pois, para todos nós, um fundamento vivo, que se move a nosso favor, um fundamento precioso, que não se deve negligenciar, e um fundamento principal, pois nos faz mover-nos e manter-nos.

Antes que se questione o que mais isso tem haver com você, eu lhe direi: Todos seus sonhos, todos seus planos estão condicionados à sua vida. É a vida a maior vitória do homem, e não a vitória, as realizações. Sendo assim, abra seus olhos, Jesus é o fundamento da vida!

Ele é o autor da vida

Atos 3:15: “Matastes o príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos”.

O Senhor quem teve a idéia de criar a vida, a vida é um projeto de Deus, sua vida é a obra-prima de Deus Criador. “Todas as coisas foram feitas por ele… Nele, estava a vida …” (João 1:3-4). Se a vida é uma grande vitória, glorificado seja o Autor da Vida.

Ele mantém a vida

O que se espera de um fundamento, do alicerce, é que sustente a obra.

Somente Jesus mantém a vida. Atos 17:28: “Nele vivemos, nos movemos e existimos…”, o que éramos, somos e/ou seremos depende unicamente do Senhor, afinal, como escreve Tiago, “Eis, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois some. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:13-15).

“ Se o Senhor quiser”. Se aquele que tem a vida em Suas mãos, que tem o controle de tudo, permitir. Se aquele por quem fui e sou, e que me permite ser, aceitar que eu ainda seja. Nisso reflete-se o “se o Senhor quiser”, porque é Ele quem nos mantém.

Com isso façamos duas coisas:

Viver com Jesus, o forte fundamento

Em Mateus 7:24-27, temos o exemplo ilustrativo de 2 tipos de pessoas, separadas assim:

  • Homem Prudente – Edificou sua casa sobre a rocha (V.24)
  • Homem insensato – Edificou sua casa na areia (V.26)Seja prudente, viva firmado na rocha, cantando o mesmo cântico de Davi, “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte…” (II Samuel 22:2). Siga o conselho do profeta Isaías, “Confiai no Senhor perpetuamente, porque Deus é uma rocha eterna” (Isaías 26:4). Viver na rocha, firme no fundamento, que é Cristo.

    Morrer com Jesus, morrer seguro no forte fundamento

    “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Romanos 6:8). O firmamento ao qual estamos agarrados, nos garante vida mesmo após a morte. Tomar a decisão de aceitar ser aceito por Deus, de firmar-se no fundamento divino, é decisão a ser tomada em vida e levada até o túmulo.

    Pense naquele que lhe deu a vida, que a mantém. Zele por sua vida, zele-a no eterno fundamento, agarre-se Naquele que faz você “Existir e manter sua existência”. Pense, ande com Jesus, firme na rocha, no eterno fundamento.