Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor (Efésios 4:15-16).
Muitas de nossas reclamações sobre a falta de dons hoje seriam silenciadas se cada um de nós fielmente usasse o que o Senhor tem nos dado. Somos aconselhados a buscar com zelo os melhores dons (1 Coríntios 12:31). Mas não nos enganemos: quem não é fiel com as pequenas coisas não pode esperar receber mais. Na bem conhecida parábola dos talentos, o servo preguiçoso perdeu o único talento que tinha para o que possuía dez talentos (Mateus 25:28).
Timóteo foi advertido pelo apóstolo Paulo a despertar e colocar em uso o dom que já lhe fora dado (2 Timóteo 1:6). Hoje existem tantas necessidades quantas oportunidades de servir! E quem pode avaliar quantos talentos celestiais estão escondidos no solo, ou seja, sacrificados aos interesses mundanos e, portanto, inutilizados para o Reino de Deus! Que Deus batize seus filhos com a mesma sensibilidade que há em seu coração para atender às necessidades.
Talento é todo tipo de recurso dado por Deus para abençoar outras pessoas e promover o crescimento de seu Reino. Isso inclui dinheiro, tempo, habilidades, capacidades naturais, dons do Espírito Santo, etc. O Senhor logo voltará. Então seremos chamados para prestar contas da administração do que recebemos. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal… Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis” (2 Coríntios 5:10 e 9).