Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus (Romanos 8:14).
Se verdadeiramente nos conhecêssemos, iríamos perceber que em nós não há força para viver de acordo com nossa posição de “filhos de Deus”, no qual ele nos colocou por sua graça. Então, o que precisa ser feito?
O poder que precisamos, ou melhor, a fonte desse poder, de fato habita em nós: o Espírito Santo. Será que esse poder não é suficiente para vencer qualquer inimigo, tanto dentro quanto fora de nós? E sendo assim, eu posso levar uma vida vitoriosa pela qual Deus é glorificado. O Espírito Santo conhece os pensamentos e a vontade de Deus perfeitamente (1 Coríntios 2:10). E é o divino poder dentro de mim que pode realizar todas as coisas em minha vida pessoal e em meu serviço para Deus.
Mas de que serve um poder que não se desenvolve? De que serve o Espírito Santo dentro de mim, se eu não permito que ele atue no meu coração? O motor mais potente do mundo é inútil se não for colocado em atividade. E como o Espírito Santo pode desenvolver seu poder em nós sem obstáculos? Se estivermos conduzindo nossa própria vida segundo nossos pensamentos, inteligência, habilidades, pecados, ou seja, de acordo com nosso coração independente de Deus será impossível o Espírito Santo agir. Mas se estamos vivendo o que Paulo fala em Gálatas 2:20, “Já estou crucificado com Cristo”, nosso corpo, alma e espírito manifestarão o poder do Espírito de Deus.