Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado (Provérbios 31:10-11).
Homens que temem a Deus e procuram uma esposa “virtuosa” dão prioridade às qualidades descritas em Provérbios 31. No entanto, neste capítulo há três atribuições de importância vital que um homem tem de desempenhar, e que são quase completamente ignoradas.
Sua primeira responsabilidade é ter plena confiança na esposa (v.11). Quando o marido expressa confiança e segurança nas habilidades e nos julgamentos dela, ele fortalece o senso de dignidade e de valor da esposa, criando intimidade e proximidade. Homens inseguros, que não confiam em si mesmos sempre se sentem ameaçados pela competência de suas esposas e recorrem a todo tipo de expediente para controlá-las. Ao fazer isso, agem contrariamente ao princípio estabelecido pelo Senhor Jesus em Mateus 20:25-28.
Sua segunda responsabilidade é elogiar sua esposa. “Seu marido também, e ele a louva” (31:28). Um marido que elogia e louva a esposa na presença dos filhos está modelando um comportamento construtivo que eles imitarão. Ao fazer isso, ele reforça a autoridade dela como mãe e cria uma linha de frente que dá às crianças um senso de segurança e pertencimento. Por outro lado, a crítica é destrutiva para a família; maridos têm de ser “sábios no convívio com suas mulheres”, e não tratá-las “com amargura” (1 Pedro 3:7 Colossenses 3:19 NVI). Uma boa orientação geral é elogiar e dar crédito em público, e limitar as críticas construtivas às conversas privadas do casal.
Sua terceira responsabilidade é falar das virtudes de sua esposa em público; isso fará com que ela “receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade” (Provérbios 31:31).
Portanto, um marido responsável e obediente a Deus trará à tona o pleno potencial de uma esposa virtuosa, promoverá o desenvolvimento saudável da família e trará glória a Deus.