E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração… E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas (Deuteronômio 6:6 e 9).
O desejo de Deus era que o povo de Israel tivesse suas palavras no coração e as transmitisse para as próximas gerações. Um amor sincero e fervoroso para com Deus deveria caracterizá-los, e eles sempre deveriam ter seus pensamentos em sua mente. Essas duas coisas eram pré-requisitos para que os pais fossem capazes de ensinar seus filhos acerca do Senhor Deus de Israel. Além do exemplo dos pais, marcado pela obediência às palavras de Deus, tais palavras tinham de estar escritas nos umbrais e nas portas da casa.
O que está inscrito nos umbrais e nas portas pode ser lido por todos os que passarem diante daquela residência. Assim, deixariam bem claro que tipo de povo eram e onde estavam as suas prioridades. Quais princípios regem sua família e a vida que você leva? Sobre qual base você toma decisões e responde questões? Que padrão de medida você usa para determinar seu comportamento em casa e fora dela?
Que privilégio é quando o Senhor Jesus e sua Palavra ocupam o posto principal na vida dos membros de uma família! Crer e obedecer é a única maneira de trazer benção, ordem e estabilidade para a vida familiar. Que os pais, as mães e os filhos estejam sujeitos às instruções da Palavra de Deus; dessa forma, elas estarão escritas nas portas daquela família!
Nossos vizinhos sabem que seguimos o Senhor Jesus? Nossas relações familiares demonstram claramente o governo de Deus sobre nós?