BUSCANDO MAS NÃO ACHANDO

Então irão com os seus rebanhos… para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão; ele se retirou deles… Os príncipes de Judá são como os que mudam os limites; derramarei, pois, o meu furor sobre eles como água (Oséias 5:6, 10).

Deus Se dirige nesses termos aos sacerdotes de príncipes de Israel. Contudo, essa mesma repreensão demonstra o quanto Ele Se importa com Seu povo. Se Deus estivesse indiferente, por que os desafiaria sobre seu relacionamento com Ele?

Deus acusa os líderes de mudar os limites. E tal mudança do que é de Deus para o que é do homem foi a ruína de Israel. Os sacerdotes e líderes caíram em práticas corruptas que levaram a nação inteira à apostasia (v. 2). E não havia solução para isso, pois eles não queriam conhecer ao Senhor nem voltar para ele (v. 4). Eles desejavam que seus rebanhos voltassem para Deus, mas sem que tivessem de abandonar suas práticas, e, obviamente, fracassaram; Deus acabou se retirando deles. Deus prometeu um severo castigo para Seu povo até que retornassem para Ele com genuíno arrependimento (v. 15).

A história de Israel contém uma advertência absolutamente necessária para cada congregação cristã, pois a história do cristianismo não é muito diferente. Os líderes cristãos também mudam limites, apresentando suas próprias ideias, as quais o “rebanho” aceita cegamente por falta de conhecimento da mente de Deus. O Senhor suporta por um tempo tal declínio enquanto adverte que todos voltem para Ele, mas chega o momento no qual, por fim, Deus Se retira, e não mais permite que O encontrem, ainda que O busquem. E haverá o dia em que Ele os vomitará de Sua boca (Apocalipse 3:14-22).

Assim como essa passagem descreve claramente o fim de Israel como uma nação independente, assim a Palavra de Deus descreve o fim da cristandade professa. Como Efraim nos dias de Oséias – que foi buscar ajuda na Assíria -, hoje muitos que se dizem cristãos buscam iluminação espiritual não na Palavra de Deus, mas em religiões orientais, na filosofia, enfim, em doutrinas de homens e de demônios. Que eu e você não sejamos a causa de Deus Se retirar!