… MAS NEM TODOS LEVAM A DEUS
Considerai os vossos caminhos.
Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas.
Eu sou o caminho
(Ageu 1:5; Jeremias 6:16; João 14:6).
Isso foi dito sobre o antigo império romano, uma das primeiras nações a construir uma excelente rede de estradas. Mais de 80 mil quilômetros de estradas bem elaboradas e sinalizadas, ligando importantes cidades à capital. O sentido dessa frase foi extrapolado e agora significa que há muitos caminhos para se atingir um único objetivo.
Para todos cujo destino é restringido por um horizonte terreno, o significado desse provérbio é verdadeiro, ou seja, todas as estradas levam a um lugar só: o cemitério. Ninguém pode escapar disso, não importa se é famoso ou desconhecido, prudente ou negligente. Se você realmente acredita que a morte é o ponto final, então pode seguir qualquer rumo. Porém, se existe algo mais além desta vida, e você deseja encontrar Deus, então não pode andar por uma trilha errada. Isso é bem mais difícil agora porque as antigas veredas de Deus foram abandonadas, hoje ama-se mais as trevas que a luz (João 3:19).
Não se engane! Todos os argumentos humanos não passam de pretexto para nos desviar do verdadeiro Caminho, que não é uma estrada; é uma Pessoa: o Senhor Jesus Cristo.
“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18). “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1 João 4:9).