O DEUS QUE PROCURA

E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles (Lucas 15:1-2).

“Este recebe pecadores” foi a reclamação dos fariseus e escribas quando os publicanos e pecadores vinham ao Senhor Jesus Cristo para ouvi-Lo. A resposta do Senhor foi uma parábola em três partes: a da ovelha, a da moeda e a do filho perdidos.

Era inconcebível para aqueles escribas e fariseus tão piedosos que eles mesmos poderiam estar perdidos. A expressão “Este recebe pecadores” mostra claramente que eles não se incluíam nesse grupo.

o Senhor lhes contou três impressionantes ilustrações de como o Deus eterno busca os perdidos por causa de seu indescritível amor. Se eles tão-somente prestassem atenção e despertassem! A ovelha tinha se desviado e estava perdida; a moeda estava perdida em algum lugar poeirento; o filho estava em terras estrangeiras, enfrentando a fome terrível.

Então chega o evangelho do Deus de amor. Ele mostra que o Bom Pastor não desiste até encontrar a ovelha perdida. Com muita paciência, a mulher procura em toda parte pela moeda; o pai espera ansiosamente o retorno de seu filho, e quando o vê ainda muito distante, corre para encontrá-lo de braços abertos.

Louvado seja Deus por essa tão fantástica mensagem! Deus quer que todos os perdidos desejem ser encontrados e recebam seu amor.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10).