“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; Convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Joel 2:13.
Existe uma propaganda muito famosa de um refrigerante na Argentina, que finaliza cada seqüência com essa frase: Imagem não é nada, sede é tudo. Fazem referência sempre que vendem um refrigerante ou um tênis ou qualquer outra coisa, mostrando uma imagem de um jovem ganhador e bem-sucedido. Se conseguir obter esse produto, vai ter o mesmo êxito.
Usa-se muito com as propagandas de cigarros ou álcool. Mostram muita gente jovem e linda, bem vestidos, em festas estonteantes, ou com automóveis últimos modelos. E a mensagem é: consuma este produto e terá tudo isso.
Esta propaganda de refrigerante rompe com esse conceito e mostra as coisas com mais realidade. Pode acabar com a sede, mas sem ser importante, famoso, bem-sucedido ou bonito. Porque a beleza ou o dinheiro não podem acabar com a sede. A pessoa mais bela e rica do mundo também morre de sede em meio ao deserto.
O profeta Joel sabia muito bem desse conceito, por isso pede aos seus concidadãos que deixem de aparentar. O judeu tinha muitas tradições e imagens. Tantas que alguns pensavam que, por cumprirem com essas tradições, conseguiam satisfazer a Deus. Que, apenas por ter a aparência de religiosidade, conseguiam ser santos.
Mas estavam enganados. Por isso pediu que no lugar de rasgarem o vestido, que era um sinal de duelo e dor, que todos podiam ver, rasgassem o coração, com verdadeiro sentido e pesar pelo pecado que estavam cometendo. Isso é algo que só Deus pode ver.
O pedido hoje continua sendo o mesmo. Deus não quer cristãos caretas, que guardam as aparências e dissimulam. Deus continua preferindo filhos que tenham um coração sensível. Que sabem que Deus é bom e compassivo, que perdoa, que é tardio em irar-se, e está cheio de amor. E que por todas essas qualidades, têm respeito de sua Pessoa.
Você está em que categoria? É certo que aparentar-se é mais cômodo, requer menos compromisso e faz a vida mais simples. Mas não é o que Deus espera de você. É tempo de deixar as aparências e ser de verdade.
REFLEXÃO: Volte a Deus, não finja.
Notas:
Traduzido por Thaíse Dias Lima
por Daniel Perez Cliffe