MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 1 CRÔNICAS

(Leia 1 Crônicas 6:1-3 e 48-65)

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver (Hebreus 13:7).

Este capítulo é voltado para os filhos de Levi e os sacerdotes, os filhos de Arão. É a contrapartida do capítulo três, onde tínhamos os reis. Trata-se das famílias privilegiadas em Israel! Porém, quando observamos o povo de Deus hoje, tais funções são o serviço de todo crente. O apóstolo Pedro nos lembra disso: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real… a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9; Apocalipse 1:6). O duplo serviço do cristão é trazer nossos louvores ao Senhor e proclamar Suas virtudes aos outros. Os levitas no lembram disso. Alguns apontam para o canto (vv. 31-33). Outros servem na casa de Deus sob a direção de Arão e seus filhos (vv. 48-49).

Nos capítulos 7 e 8 estão as genealogias de Issacar, Benjamin, Naftali e da outra meia-tribo de Manassés, e, por fim, de Efraim e Aser. Perceba a negligência de Naftali, uma tribo tão pouco preocupada e atenta com seus privilégios que a história toda deles se resume a um único breve versículo no livro de Deus (7:13). E aproveitamos esta oportunidade para enfatizar o interesse que devemos ter pela história da Igreja e pela memória daqueles que foram líderes fiéis, pois, em grande parte, somos herdeiros espirituais e altamente responsáveis pelo legado que deixaram.