O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Provérbios 28:13).
O versículo de hoje se aplica a todos: aos crentes que por não vigiarem caíram no pecado, e aos pecadores que não desfrutam de qualquer relacionamento com Deus, mas que desejam conhecê-Lo.
É verdade que Deus nos perdoa somente quando confessamos nossos pecados diante dEle com sinceridade e arrependimento. Enquanto tentarmos esconder ou minimizar nossos atos ou intenções, jamais prosperaremos nem teremos paz de espírito.
Agora não é tão difícil admitir nossos erros usando palavras. Mas temos de ir à raiz do pecado e arrancá-la. Isso pode significar que teremos de evitar lugares que frequentávamos, exterminar hábitos pecaminosos, e reaprendermos a viver. Não temos de apenas confessar o pecado, temos de “deixá-lo”, isto é, fugir de tal pecado e de tudo o que pode nos levar a cometer o mesmo erro novamente.
Apenas uma cura radical desse tipo nos permitirá alcançar misericórdia. Em Lucas 15, lemos sobre o filho pródigo: “E, tornando em si…” – ele reconheceu o motivo para a miséria em que estava e fez o que era preciso: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti”.
Nós temos de dar essa meia-volta, nos afastando do pecado e nos aproximando da Pessoa do Senhor Jesus Cristo.