CONSTRUINDO UMA FAMÍLIA CRISTÃ

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma… E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te (Deuteronômio 11:18-19).

A construção de uma família cristã começa com a Palavra de Deus sendo impressa no coração e na mente dos cônjuges. É através do caráter dos pais que os filhos conhecerão o amor de Deus e a salvação por meio de Jesus Cristo. Os pais são o modelo do caminho de Deus. É isso o que está implícito na instrução “Atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos” (v.18). A discrepância entre o que os pais fazem e o que dizem é a maior barreira para ensinar as crianças no caminho de Deus!

Ensinar nossos filhos tem de ser uma parte integrante de nossas conversas, e não se limitam apenas à “igreja” ou ao “altar familiar”. É comum os pais separarem assuntos espirituais e não-espirituais em suas conversas. Consequentemente, as crianças se tornam bilíngues, ou seja, falam tanto a língua do mundo quanto a da igreja e aprendem a manter a Palavra de Deus separada de suas vidas cotidianas.

A família foi planejada para refletir as marcas da Palavra de Deus, tanto dentro quanto fora, tanto nos umbrais quanto nas portas (v. 20). Desperdiçamos muito esforço tentando fazer com que nossa família pareça cristã aos olhos dos outros, mas quando a imagem exterior não corresponde à realidade interior, os filhos deixarão seu comportamento “cristão” em casa quando saírem. Contudo, se os pais cuidarem dos “umbrais” e “portas”, os filhos crescerão com um caráter proveniente da Palavra de Deus. Eles demonstrarão as verdades de Deus ao mundo, e as repassarão às próximas gerações.