Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado (Salmo 55:22).
Sabemos que a ansiedade sobre o que pode nos acontecer no futuro nos rouba a alegria do presente e a força para o amanhã. John Wesley, grande evangelista e pregador inglês, certa vez disse que no momento em que se preocupasse e se afligisse estaria blasfemando de Deus. Ele acreditava que a preocupação é uma forma de incredulidade, uma espécie de prática ateísta.
Mesmo concordando com John Wesley e com as exortações das Escrituras sobre não estar ansioso, contudo, muitos filhos de Deus experimentam grandes fardos que causam estresse e ansiedade. Há situações que acontecem na vida de um redimido que tentam até a fé mais forte para que ceda ao desânimo e à ansiedade.
O salmista nos exorta a lançar nosso cuidado sobre o Senhor. A palavra “cuidado” usada aqui poderia ser traduzida como “a parte designada a você”. No hebraico literalmente significa “dom”, isto é, aquilo que foi dado a você. O dom que nos foi concedido, nossa “sorte na vida”, pode ser severas dificuldades ou problemas que Deus em sua providencia permite que venham sobre nós. O salmista está nos dizendo o Senhor tem nos dado esse dom para que o devolvamos a ele. Temos de lançá-lo sobre ele, pois o próprio Deus no-lo deu para nossa bênção e sua glória.
Ele irá nos sustentar. O pronome ele é enfático neste texto. Isso significa que somente ele e nenhum outro irá nos suster, nutrir, e providenciar para nós o que for necessário em cada situação. Ao citar o Salmo 55:22, o apóstolo Pedro ainda acrescenta: “porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).