EXEMPLOS FINANCEIROS

E Jesus lhes disse: Vinde após mim (Marcos 1:17).

Pedro e André imediatamente deixaram suas redes e seguiram o Senhor. Tiago e João imediatamente deixaram seu barco e seu pai e seguiram o Senhor. Levi, quando chamado, deixou tudo, se levantou e seguiu o Senhor.

A pesca, apesar de ser uma atividade rentável, talvez não tenha feito deles homens ricos. Sabemos por certos relatos dos evangelhos que esses homens trabalharam a noite inteira e não pescaram nada. Sabemos também que Pedro era casado e, portanto, tinha responsabilidades financeiras normais que não podia ignorar. Os outros também tinham responsabilidades semelhantes. Levi possuía uma casa, pois convidou o Senhor para um banquete ali. No entanto, vemos todos eles seguindo o Senhor quando este os chamara. João e Tiago deixaram o pai no barco. Nossos vínculos familiares são tão fortes a ponto de não nos permitir seguir o Senhor? Sim, todos temos responsabilidades com nossas famílias. A Bíblia declara que quem não cuida de seus familiares é pior que os infiéis (1 Timóteo 5:8). Por outro lado, o Senhor disse: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37).

Eles também deixaram seus barcos. Pedro e André deixaram suas redes. Nossas vocações e posses estão nos impedindo de seguir o Senhor? Levi deixou tudo – talvez até algum dinheiro na coletoria, mas ele mostrou por sua obediência ao Senhor o que de fato era importante. Nossos bens são importantes para nós? Ou talvez estejamos com tantas dívidas que não somos livres para fazer o que os discípulos fizeram? Nossas contas –financiamentos, cartões de crédito, empréstimos, etc – não nos deixam margem para tal liberdade? A forma como lidamos com o dinheiro tem sido tão errada que somos obrigados a servir a este mundo? Que tremendo exemplo esses cinco homens são para nós. Meditando neles, deveríamos nos perguntar: “O que faria se o Senhor me chamasse agora?”. Na verdade, o Senhor já nos chamou!