SANSÃO E CRISTO

Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro. Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão (Juízes 14:5-6).

Por todo o Antigo Testamento, Cristo, Sua morte e triunfos são expostos de diversas formas. Nosso grande conforto é saber que Sua obra foi definitiva. Nada mais precisa ser feito para a remissão dos pecados ou para nos tornar aptos para a Sua glória. Estamos relacionados à Pessoa que sofreu por nossos pecados, o Justo pelos injustos, para nos levar a Deus. Estamos relacionados ao vitorioso Salvador, e pela fé, podemos triunfar em seus triunfos; podemos dizer “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo” (2 Coríntios 2:14)!

Nos versículos acima Sansão estava seguindo sua jornada, e quando chegou às vinhas de Timnate, um leão jovem foi ao encontro dele. Assim aconteceu quando o Senhor Jesus veio ao mundo; ele encontrou Satanás como um leão que rugia contra ele. Como sua estratégia de usar Herodes para mandar matar as criancinhas foi inteligente! E como tentou vencer o Salvador tentando-O diretamente, e também através do ódio dos homens.

O Espírito do Senhor veio poderosamente sobre Sansão, e por isso ele conseguir despedaçar o leão sem nada nas mãos. O Senhor Jesus não apenas resistiu a Satanás, mas destruiu aquele que tinha o poder da morte. O Senhor Jesus fez isso não com armas humanas, mas por Sua crucificação em fraqueza. Suas mãos e pés foram transpassados. Pelo triunfo de Sua ressurreição, ele aniquilou o poder de Satanás e nos libertou do medo da morte. A morte foi abolida, Satanás subjugado, e todos os que creem no Filho de Deus foram libertos do poder do diabo. O feito de Sansão foi espetacular aos olhos humanos; a obra de Cristo é de um poder absolutamente indescritível!