UM MARAVILHOSO EQUÍVOCO

Que é necessário que eu faça para me salvar?… Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:30-31).

Em 1880, o evangelista norte-americano D. L. Moody proferiu uma série de sermões em Saint Louis, EUA. O jornal descrevia os sermões com manchetes chamativas. Certa noite, o tema de Moody foi o carcereiro de uma prisão da Macedônia, responsável por guardar o apóstolo Paulo, e que acabou se convertendo ao Senhor Jesus também. A manchete publicada pelo jornal sobre esta pregação foi: “Carcereiro preso em Filipos!”

Esse título capturou a atenção de um infame criminoso daquela época chamado Valentine Burke, que vivia em Saint Louis. Aos 40 anos, ele já havia passado quase metade de sua vida atrás das grades e aguardava a próxima sentença. Começou a ler o artigo, pensando que se tratava de um carcereiro de Filipos, EUA, um cidade que Burke conhecia muito bem.

Sua curiosidade foi logo deixada de lado, pois a mensagem “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”, versículo repetido nove vezes na reportagem, capturou sua atenção. Naquela noite Burke orou pela primeira vez em sua vida. Ele conversou com alguns cristãos que visitavam os prisioneiros e foi salvo. Sua vida transformada foi a prova. O juiz pensou que Burke estava fingindo piedade, e não merecia um tratamento melhor. Porém, ainda continuou com uma suspeita e ordenou que Burke fosse vigiado.

Quando o bom comportamento do ex-criminoso se provou constante, o juiz lhe ofereceu emprego. Dez anos depois, Burke era o mais respeitado funcionário do governo em seu distrito. Isso foi resultado da graça de Deus no coração de um homem endurecido, mas que se rendeu ao toque divino.