O ZOMBADOR QUE SE TORNOU EVANGELISTA (1)

Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos? (João 9:27).

Há muitos anos, em uma cidade inglesa conheci Ralph Newman, que mais tarde se tornaria um pregador. Naquela época aproveitávamos ao máximo nosso tempo livre. Com mais alguns companheiros, costumávamos frequentar salões de dança, onde Ralph era sempre o líder. Vivíamos apenas para diversão; Deus e seus mandamentos não importavam nem um pouco para nós.

Certa noite, as pessoas estavam comentando no hotel da cidade acerca do novo pregador que ali chegara. “Ele parece ser um bom homem”, disse Rendall, o fabricante de carroças.

– Você disse ‘um bom homem’? Está ficando religioso? – exclamou Newman.

– Nós poderíamos visitar uma das reuniões dele.

– O que você disse? Eu, Ralph Newman, em uma igreja?! Não me faça rir!

Newman se tornou cada vez mais irado, proferindo impiedades horríveis sobre o pregador. Mas seu amigo permaneceu calmo e disse: “É fácil insultar uma pessoa pelas costas. Mostre seu ímpeto indo à reunião; e depois dela diga ao pregador o que pensa dele!”.

Ralph hesitou. Será que ele ousaria atacar publicamente um homem que toda a cidade respeitava? Seus amigos já zombavam dele: “Ralph, você não parece tão bravo quanto diz que é”. Ele não podia mais aguentar aquilo. “Está bem! Se vocês forem comigo à reunião no domingo, eu vou dizer na cara desse pregador que ele prega um monte de baboseiras religiosas que nem ele mesmo acredita. Concordam?” Nem todos os seus amigos ficaram contentes com a proposta, mas por fim concordaram em acompanhá-lo.

(continua)