As missões que fundaram a Igreja Angolana sempre fizeram e desenvolveram o trabalho em zonas rurais onde também funcionavam suas sedes. Havia obstáculos, colocados pelo então sistema colonial, para não desenvolver demais os nativos, pois constituiriam em uma ameaça ao sistema.
Com a independência do país e o agravamento da guerra, o epicentro da Igreja mudou do campo para a cidade. Só que ali não havia qualquer estrutura e a Igreja era deficiente economicamente para fazer qualquer coisa que fosse consistente. Os líderes não conseguem fazer a Igreja crescer no conhecimento ou na estrutura, para além dos seus próprios limites. É necessário hoje, organizar e desenvolver uma Igreja urbana, pois as cidades são o centro intelectual, econômico e, praticamente, o local de concentração das pessoas que, deslocadas pela guerra, vêm em busca de segurança e melhoria de vida. É essa Igreja que seria a mola impulsionadora da expansão do Evangelho aos povos não-alcançados; é essa Igreja que seria o suporte às estruturas necessárias para a reconstrução do país.
A população e, particularmente a Igreja Evangélica de Angola, tem sido extremamente receptiva com outros grupos missionários brasileiros que já estiveram lá, cujas viagens produziram resultados inquestionáveis. A receptividade do povo ao evangelho é excelente.
Nossos irmãos angolanos têm um forte desejo de crescer e um coração aberto para alcançar o que Deus tem preparado. Em Angola nosso esforço, nossos recursos, nossa capacitação, nossa alegria não são em vão; a Igreja de lá tem insistido em dizer: “Não nos abandonem, voltem outras vezes, tragam outros grupos!”.
Os brasileiros são extremamente bem recebidos e são considerados “povo irmão”, uma vez que ambos os povos foram colônia de Portugal e falam o mesmo idioma. Eles têm demonstrado apreço e gratidão pelos brasileiros que já atravessaram o Oceano Atlântico ligando os dois povos, Brasil e Angola, ligando os dois continentes, América e África.
Diante deste cenário temos como desafio: erguer as nossas vozes e proclamar ao povo angolano que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (2 Tm 2:5). Você pode integrar a equipe missionária que irá a Angola em 2005. Talvez Deus queira levantar novos missionários de tempo integral, como resultado deste projeto. Ou queira realizar feitos maiores e melhores. Ou ainda nada disso do que pensamos. Deus tem os Seus próprios planos!
Uma coisa sabemos: à medida que obedecemos ao chamado do Senhor, dando um passo de cada vez, Ele manifestará e revelará toda Sua vontade, todo Seu plano maravilhoso para nossas vidas. Você crê nisto? Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20) e nós vamos ver com nossos próprios olhos aquilo que o Senhor está fazendo em Angola.
Esta é uma oportunidade ímpar. Talvez você nunca tenha imaginado ir à África como missionário e Deus está lhe dando esta oportunidade. Cremos o que o Brasil poderá ser um celeiro de missionários para o mundo nestes últimos dias que antecedem a volta do Senhor. E você pode fazer parte disto! Junte-se a nós neste projeto que nasceu no coração de Deus, ajudando no cumprimento da Grande Comissão.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O período do projeto Angola previsto será de 1 mês em Julho de 2005.
Um dos nossos objetivos nesse projeto é ajudar crentes locais a se desenvolverem como líderes, capacitando-os a fazerem discípulos, evangelismo, treinamento de professores na evangelização de crianças, etc. Os candidatos poderão atuar nas seguintes áreas:
· Área musical (professores, músicos, regentes)
· Professores de Escola Dominical
· Liderança
· Discipulado pessoal
· Saúde (médicos, dentistas, enfermeiros, etc)
O nosso segundo propósito diz respeito a você! Esperamos que seu caráter seja mais conformado ao caráter de Deus e que suas habilidades sejam mais desenvolvidas, convicções sejam formadas e sua fé seja aumentada.
Você deverá um tempo diário para devocional e orientação em grupo. Estaremos elaborando um cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante o projeto, com horários, atividades, dias de folgas e funções de cada participante.
É fundamental que você vá com um espírito ensinável, flexível, voluntário, com disponibilidade e serviço. Também será bom se preparar para lidar com diferenças e ambigüidades. Aprenda a não “esquentar a cabeça”, crendo que o Senhor está no controle e é capaz de cumprir Seu propósito para sua vida em Angola.
Nossa equipe supervisionará seu levantamento de sustento e preparação para o projeto. Entre sempre em contato para que possamos ajudá-lo. Nossos endereços estão no final desta matéria.
DATAS
A equipe missionária terá saída prevista para Angola na primeira semana de Julho (dia 03) e retorno na primeira semana de Agosto (dia 06) de 2005, mas você deverá estar disponível já na última semana de Junho para o pré-projeto, tempo em que os participantes receberão treinamento transcultural e orientações fundamentais para sua atuação durante o Projeto. Se você vem de longe, programe-se para chegar no Rio até a noite do dia 26/06. Este treinamento é OBRIGATÓRIO para todos os participantes do projeto. O local do treinamento do treinamento será no Lar Evangélico de Queimados que conta com uma estrutura onde a equipe possa pernoitar durante o treinamento.
PRÉ-PROJETO
O Pré-projeto será um curso ministrado para os projetistas com as seguintes subdivisões:
1) Treinamento Transcultural, ministrado pelo Irmão Francisco Carlos Montoni.
2) Treinamento de Edificação de Novos Cristãos, ministrados pelo Irmão Marcos Senghi Soares.
3) Orientações gerais sobre sua viagem pela Comissão de Organização.
ATENÇÃO: As despesas com alimentação e transporte durante este período são por sua conta. A organização do projeto providenciará alojamento. Para esses gastos você poderá levantar sustento extra.
DURAÇÃO DO PROJETO
Saída: dia 03 de Julho e chegada: 06 de Agosto (aproximadamente 1 mês)
As datas ainda estão em fase de confirmação. Mais adiante, confirmaremos com os candidatos o nosso itinerário, horários, números de vôos, etc.
ORÇAMENTO
Viagem: U$ 2.000,00 (para passagens internacionais e eventuais trechos internos).
Despesas pessoais para um período de 30 dias, aproximadamente U$ 500,00.
Total: U$ 2.500,00
Nesse total estão todas as despesas (partindo do Rio de Janeiro), inclusive vistos, taxas de embarque, hospedagem, alimentação, transporte, materiais e seguro saúde e Acidentes. É possível haver mudanças no orçamento do projeto devido a circunstâncias não previsíveis. Caso isto aconteça você será comunicado com antecedência.
SE ALGUM INVESTIDOR DESEJAR AUXILIAR NO ENVIO DE ALGUÉM poderá depositar diretamente na conta do Projeto Missionário (veja o número abaixo), porém deverá enviar cópia do depósito via fax para (21) 3699- 9671, ou para Estrada Padre José de Ancheita,820 – Jaqueira, cep 26386-070, Queimados-RJ, indicando a quem se destina a oferta (isso é imprescindível).
União Missionária de Evangelização e Assistência Social
Banco Bradesco – Agência: 2089-3 CONTA POUPANÇA: 6683617-7
Se você tem interesse em saber mais informações ou inscrever-se para participar, escreva para os Coordenadores do Projeto Ioiô:
Marco Aurelio de Rezende
Fones: (21) 3372-0710 e (21) 9266-1434
E-mail: [email protected]
Wallace Vallory Nunes
Fones: (21) 2771-0663
(21) 9409-3323
E-mail: [email protected]