Pança

“E disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.” Jonas 2:2.

Jonas era um homem acostumado a obedecer a Deus. Como profeta, conhecia a Deus e tratava de ser fiel. Mas este pedido de Deus não tinha sentido. Deus lhe havia pedido que fosse a Nínive para avisar-lhes que, se se arrependessem dos seus pecados, Deus ia perdoá-los e, se não, ia destrui-los.

Isso estava ruim para Jonas. Nínive era a capital de um povo que havia prejudicado, golpeado, roubado e matado o povo de Israel durante muitos anos. Eles mereciam o pior dos castigos divinos. Jonas pensava que podia fazer as coisas melhor que Deus.

O perdão e a misericórdia eram o que menos queria Jonas para essa gente. Por isso decide não obedecer a Deus. Não foi ignorância. Foi um ato premeditado. Jonas desobedece a Deus sabendo o que fazia. Como nós. Cada vez que fazemos o que Deus não quer, não é um acidente. É um ato consciente. Pensamos que podemos fazer as coisas melhor que Deus.

Depois acontece o que todos conhecemos: o barco, a tempestade, os marinheiros, e o grande peixe. Custa muito imaginar como foram esses três dias na pança do peixe. Totalmente escuro, empapado, rodeado de pescados meio triturados. Cada vez que o peixe comia algo, o lugar onde estava se enchia de água e parecia que ia morrer. Depois podia respirar e, sem ver nada, seguia esperando uma morte lenta e terrível de sede.

Três dias esteve assim Jonas orando e esperando, e Deus o escutou. É lamentável ver quanto teve que sofrer para entender como eram as coisas. Às vezes somos como Jonas. Queremos fazer nosso caminho, nossa vontade, e somente na escola da dificuldade, do problema extremo ou de grande dificuldade, entendemos a quem devemos recorrer. E voltarmos a Deus, porque já não há esperança.

Como oramos quando estamos em problemas! Talvez hoje você está como Jonas dentro da pança de sua enorme dificuldade. Não vê saída, não tem esperança. Só preocupação. Apesar da gravidade de sua situação, Deus escuta, sempre escuta, e responde. Deus sabe o que está sofrendo. E se lembra de você.

REFLEXÃO: Deus escuta no profundo de seu problema.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe