“Porque satisfarei a alma cansada, e saciarei a toda alma entristecida.” Jeremias 31:25.
Há um estudo neurológico que diz que o sono não é acumulativo. Uma pessoa deve dormir entre 7 e 8 horas por dia para manter seu corpo em condições normais. Mas às vezes não conseguimos dormir isso. Quando estamos trabalhando e estudando, poucas vezes conseguimos dormir 8 horas seguidas. Tampouco quando há em casa um filho com bronquite. O pior é que não se pode recuperar o sono.
Por mais que durma 12 horas no dia seguinte, não poderá recuperá o que não dormiu na noite anterior. É a maldição do fator tempo. O que perdemos não se pode recuperar. Já está perdido.
Quando dormimos pouco à noite, nos levantamos cansados. Custa muito encarar o dia. A única coisa que desejamos é poder ficar na cama um pouquinho mais. Mas não podemos e levantamos de mau humor, abandonando o travesseiro e a cama quentinha. E passamos o dia todo insatisfeitos, cansados e esgoatos.
Deus entende o que sentimos. Tanto quando nos falta sono, como quando nos sobram problemas. Deus conhece a sensação de estar cansado, triste e insatisfeito. Entende o que é não ter vontade de levantar um dedo, quando está triste demais para pensar em alguma coisa, quando está vencido pelo cansaço e acaba dormindo no trem, quando sua insatisfação é tão grande e cotidiana que parece não terminar nunca. Deus sabe.
Jeremias se sentia assim: cansado, fracassado, sem forçarm esgotado, havia jogado a toalha, não queria mais continuar. E quando pior se sentia, Deus o lembra desta verdade eterna. Deus satisfaz a alma cansada e sacia a alma triste.
E Deus não muda, não modifica sua forma de ser, nem suas atitudes. Ele as mantém por toda a eternidade. É tão válido no tempo de Jeremias como hoje. Ontem e hoje, Deus continua satisfazendo e saciando. Não se esquece. Não disse como pensa fazê-lo. Mas podemos ter certeza de que Deus prometeu e vai cumprir. Deus pode remir o tempo e compensar seus dias de tristeza e cansaço. Ele é Deus e pode fazê-lo.
Se hoje você se sente como Jeremias, Deus o convida a que lhe dê sua carga, para que possa descansar. Deus pode livrar você do seu cansaço e de sua tristeza. Dê-lhe esta oportunidade.
REFLEXÃO – Deus supre o que lhe falta.
Notas:
Traduzido por Paulinho Degaspari
por Daniel Perez Cliffe