“Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?” Lucas 9:25.
É notável como em época de mundial, tudo tem outro valor. Os habitantes de cada país sofrem se sua equipe perde a partida. E é uma tragédia se são eliminados. Lembro quando no mundial de Japão Coréia 2002, a Argentina foi eliminada na primeira rodada. Havíamos chegado para ser campeões e terminamos fazendo as malas com os piores.
Ninguém gosta de perder. Todos desejamos ser vitoriosos e ganhadores. Ninguém compete para ser o segundo. Mas, dificilmente, alguma vez na vida, jogamos algo vital, tudo ou nada. Nossa vida é mais tranqüila, mais normal. Nenhum de nós jogaria um milhão de dólares em uma aposta, simplesmente porque não temos.
Mas se tivesse? Você jogaria? Tem 50% de possibilidades de duplicá-lo e 50% de possibilidades de perdê-lo. Se ganhar levará tudo. Se perder, perderá tudo. O que faria? Talvez nunca saiba, porque jamais terá a oportunidade de ter que decidir. Mas Jesus Cristo nos confronta a uma situação similar com esta parábola.
Contou-nos de um homem que fez uma grande fortuna, foi um ganhador. Conseguiu formar um império econômico e teve prata e poder. Mas um dia morreu e sua alma acordou no inferno. Para os homens havia sido um vitorioso. Para Deus havia sido um fracassado e havia perdido tudo. Havia escolhido mal.
Hoje, Jesus Cristo nos confronta ao mesmo dilema. Hoje também temos que decidir. Temos que optar entre escolher as coisas que nos parecem boas e necessárias ou tomar o Reino de Deus. É certo que muitas vezes não é tão fácil estabelecer a linha entre o certo e o errado: estudar, trabalhar, desfrutar da família, ter diversão, descansar, sair com os amigos, progredir na vida são coisas lícitas, boas e que Deus nos chama para cuidar.
Então, o que é que Jesus está nos pedindo? Equilíbrio ao decidir. Não está em jogo a salvação da sua alma, mas sim a aprovação de Deus sobre os seus atos. Escolha bem, não atue como um perdedor. Paradoxalmente, escolher ganhar é viver como Deus lhe pede e ser um perdedor para o mundo. Hoje você tem que escolher viver o tudo ou o nada.
REFLEXÃO: Ganhe o que não pode perder.
Leia outras matérias de irmaos.com na Copa
Notas:
Traduzido por Thaíse Dias Lima
por Daniel Perez Cliffe