Beleza

“Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” Provérbios 31:30.

Ao longo do tempo, o conceito de beleza tem mudado. Na época do renascimento, as modelos eram bem gordinhas. Agora as modelos são quase anoréxicas. Muda também segundo a cultura. Numa tribo na África, as mulheres desde pequenas põem colares no pescoço. Já para os chineses, uma mulher era bela se tinha os pés pequenos. Assim as mulheres caminhavam com sapatos de madeira 4 números menores do que lhes correspondiam para ter os pés pequeninos.

Isto que se lê rápido, é um suplício diário para aquelas mulheres que, querendo ser aceitas, permitiam este tipo de atrocidades, apenas para se ver bonita.

Hoje corremos com a mesma idéia, mas mais sofisticadamente. Lifting, lipoaspiração, cremes, cirurgia gástrica (ou seria melhor dizer cinta?!), ginástica, dieta, meio-dia com fome são algumas das coisas que as mulheres (e alguns homens também) hoje fazem para se verem bonitos.

A pressão da televisão, das propagandas, das revistas é muito forte e nos mostra qual é a tendência. Se não mede 1,70 metros, não é loira com medidas padrões, está fora de toda concorrência. Não é bonita. Então, milhões de mulheres não são bonitas. E se sentem discriminadas pela sociedade por uma razão que não podem escolher nem mudar. Ninguém pode ser mais alto ou mudar a cor da pele.

Este não é um problema de agora, sempre esteve presente. Cada sociedade, cada cultura, cada tempo determinou qual é o estandarte da beleza sempre baseado na aparência física. E dessa maneira deixava de fora milhares de mulheres.

Sabiamente, Deus tem outro estandarte. Um que não depende da aparência física, das medidas, da altura ou da cor dos olhos. Deus determinou um conceito de beleza permanente para que todos possam alcançá-lo em qualquer parte do mundo, em qualquer tempo, em qualquer sociedade.

Para Deus, a mulher formosa é a que obedece a Deus. A obediência é a base da beleza para Deus. Talvez não lhe abram as portas em um concurso de beleza, mas lhe serão abertas as janelas dos céus para receber bênçãos.

REFLEXÃO: Você pode ser miss mundo para Deus.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe