Escolha

“Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos na fé.” I Coríntios 8:9.

Hoje os direitos humanos estão na ordem do dia. Escuta-se permanentemente, que as minorias adquirem mais poder. Cada grupo social deseja ser escutado e manifestar seus direitos. Cada um busca expandir sua liberdade e a defende de qualquer ameaça.

O século XXI nos encontrou em uma onda de liberdade e ninguém quer baixar-se. Cada qual defende sua posição, sua forma de pensar, seus direitos. Já não importa se é correto ou incorreto, o travesti, o infiel, o piquete, o trabalhador em greve, o drogado, o mentiroso, o fofoqueiro, o traficante de armas, o traidor, todos defendem sua liberdade de expressão e ação.

Mas Paulo avança mais um passo. Faz mais de dois mil anos que tem um pensamento mais avançado que o maior dos filósofos atuais. Em uma sociedade onde a grande maioria era de escravos ou pobres, sem possibilidade de escolha, Paulo propõe à igreja um comportamento único e avançado.

Cada um deve guardar sua liberdade, e tem o direito de fazer o que acreditar ser convenientemente bom. Deus nos chamou a viver em liberdade e com alegria. Viver tristes e amargurados por cumprir normas e proibições não é o plano de Deus para nós. Deus nos convidou a viver uma vida abundante e livre.

Mas devemos ser cuidadosos para que nossa liberdade de agir não prejudique os outros. Porque Deus nos deu além da liberdade de desfrutar, a responsabilidade de cuidar do que temos ao lado. Não quer dizer que posso fazer o que quiser, porque tenho vontade. Devo ter cuidado. Deus me fez responsável pela integridade espiritual de quem está ao meu lado.

E este é o grande dilema de Paulo. Porque não se pode deixar todos contentes ao mesmo tempo. Em temas como a música, os estilos de louvor, a vestimenta, a moda, os gostos, cada um tem sua maneira de pensar. É o que acontecia em Corinto.

Deus nos chamou a guardar a Paz. A vocês e a mim, nos manda que vivamos livres e alegremente, mas que nossas decisões não prejudiquem ao resto da igreja de Deus. Não importa o que o resto faz. Vocês têm que cuidar dos fracos.

REFLEXÃO – Defender minha liberdade ou cuidar do meu irmão. Essa é a questão.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe