Conceder

“A Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.” II Timóteo 1:2.

Receber uma saudação sempre é bonito. É muito feio quando se entra em um lugar, e ninguém nos cumprimenta. Acontece sempre nas igrejas, quando vamos de visita. Parece o homem invisível, todos passam ao seu lado e ninguém o vê. Nesses momentos ou deseja estar no outro lugar ou que alguém lhe dê uma mão.

Paulo sabia muito bem o que é sentir-se bem recebido e considerado. Por isso quando ele escreve a Timóteo, de quem gostava muito, o faz com carinho. A situação não era boa. Estava encarcerado e Timóteo se sentia só. Seu mestre não estava perto para ensiná-lo. E a ausência se fazia notar. Não era fácil substituir Paulo.

Por isso, ao começar sua carta, este homem lembra ao seu jovem amigo que ele não está só. Que Deus sempre o acompanha, e demonstra a ele essa atitude de Deus em três palavras: graça, misericórdia e paz.

Graça é ser aceito e considerado, apesar de não qualificar-se ou ser digno. É a forma que Deus nos aceitou para vivermos em sua família. Não nos pediu que mudássemos nada. Aceitou-nos como éramos, tão pecadores e maus como estávamos. Abriu-nos a porta sem olhar pela fechadura para ver como estávamos. Não nos deu testes de entrada, não passamos por uma seleção de pessoal. Deus nos tratou com graça.

Misericórdia é amar o miserável. Por isso, Deus nos aceita como somos. Porque nos ama. Não porque merecemos ou tenhamos feito algo para conquistá-lo. Ama-nos, porque Ele ama sem discriminar. Ama apesar dos erros, das faltas de respeito, dos esquecimentos, dos pecados, do orgulho de não pedir perdão. Por isso Deus atua com misericórdia. Não tem lógica, não se pode entender, Deus é assim.

Paz é a ausência de conflitos, é estar tranqüilo. Deus nos oferece sua paz, a nós que somos bastante inquietos, que sempre estamos nos metendo em problemas, que por natureza nos equivocamos e criamos os problemas.

Isso é o que hoje Deus lhe oferece: graça, misericórdia e paz. Deus sempre o recebe da mesma maneira. Deus não muda, graças a Deus.

REFLEXÃO: Deus lhe concede o que todos desejam.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe