Fundamento

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” I Coríntios 3:11.

Houve em Tartagal, na província de Salta, na Argentina, uma grande inundação. Não se havia visto algo assim em anos. O rio encheu tanto que as pontes caíram, e como continuava chovendo, a água seguia inundando e arrastando tudo à sua frente. Era triste e terrível ver como a água corroía o leito do rio e piorava a situação, desmoronava as paredes e finalmente, fazia com que as casas que estavam construídas ao redor do rio ruíssem. Havia minado o fundamento da casa, e tudo terminava em ruína.

O leito do rio estava cada vez mais largo, a terra desabava pelo efeito da água e cada vez era maior o número de casas que caíam. Não havia maneira de evitar a catástrofe. A água havia escavado por baixo do fundamento das casas e só era questão de tempo para que viessem ao chão e tudo ficasse destruído. Não havia maneira de evitar o desastre. O mal já estava feito.

Paulo conhecia muito bem os efeitos de um desmoronamento. Sabia que era fundamental um bom fundamento, para poder edificar uma estrutura sólida e durável. Por isso, lembrava aos coríntios que o único fundamento sobre o qual se cria, cresce e desenvolve a igreja de Deus, é Jesus Cristo. Não há outro fundamento.

Quiseram formar grupos, alguns seguiam a Paulo, outros a Apolo, outros a Cefas, e estavam provocando uma divisão sem sentido. Haviam feito grupos que defendiam cada um sua idéia do certo e do errado, pensando que era mais importante o que cada grupo propunha do que a Igreja. E se esqueceram de que os grupos, as partes, nunca são maiores que o todo.

Esqueceram-se que nada nem ninguém pode ser maior que Jesus Cristo. Mesmo com as melhores intenções, a criação de grupos é um problema para o Reino de Deus. Muito mais dentro da Igreja. Por isso Paulo insistia tanto no tema da unidade.

Unidade não é pensar o mesmo, mas é jogar do mesmo lado. É apoiar o projeto ainda que não seja como eu gosto. É somar com atitude positiva, ainda que não tenham me consultado. É se envolver e trabalhar com os melhores ganhos ainda que não tenham me perguntado. É não criar bandos, porque Cristo é único.

REFLEXÃO: Não importa com quem nos simpatizamos, o fundamento sempre é Jesus Cristo.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe