“O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro.” Provérbios 29:25.
Sempre esperamos a aprovação das pessoas. Procuramos a aprovação dos amigos para que nos aceitem num determinado grupo. Ou a de uma garota que gostamos para que aceite o nosso convite para sair. Procuramos a aprovação do chefe naquilo que fazemos para logo pedir um aumento.
E sempre é a mesma sensação de fracasso quando não conseguimos essa aprovação. Há um trabalho dobrado nisso. Tentar agradar para sermos aprovados nos faz ficar ansiosos. Temos que investir tempo e um esforço muito grande. Quando não alcançamos o objetivo, nos sentimos terrivelmente frustrados e, depois de tanto sacrifício, ficamos no grupo dos marginalizados.
Por isso, o sábio Salomão nos lembra que procurar a aprovação dos homens é uma armadilha. Não podemos viver isolados de todos, dentro de um aquário. Mas também não podemos viver tentando modificar nossa conduta para sermos aceitos por todos. Sempre vai ter alguém que não conseguiremos satisfazer.
Por isso ele nos recomenda mudar o foco. Em vez de tentar agradar as pessoas que estão ao nosso redor, Salomão nos ensina que devemos procurar a aprovação de Deus.
Aqueles que confiam em Deus e tentam agradá-lo têm uma grande vantagem. Sua consciência está limpa e tranqüila, podem andar com a cabeça erguida, porque sabem que ainda que sejam rejeitados pelos seus companheiros, têm a aprovação de Deus naquilo que fazem. E isto produz paz e evita a angústia.
Você é rejeitado na escola? Os seus amigos do clube deixam você de lado? Ninguém se aproxima no trabalho? Você está isolado na sua família? Não continue culpando as outras pessoas. Está na hora de olhar para nós mesmos e ver o que precisamos mudar. Deus é muito claro. Aqueles que confiam nEle têm graça nas suas vidas.
Nunca vi um cristão espiritual que esteja sempre de mau humor, ou que esteja sempre de cara fechada, ou que não sorri, ou que é antipático ou orgulhoso. O cristão verdadeiro é como Jesus Cristo, que tinha a capacidade de estar bem com todos. Quem confia em Deus é livre da angústia de ser rejeitado.
REFLEXÃO – Deus o aprova se você confiar nEle.
Notas:
Traduzido por Rosana E. Carrasco
por Daniel Perez Cliffe