Calado

“Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.” Salmo 30:12.

Como é difícil ser agradecido. Nos esquecemos rápido dos favores recebidos. Assumimos que é normal e que deve ser assim. Comemos todos os dias em casa e nunca agradecemos pela comida. Nem pela camisa passada ou pelos beijos de boa noite. Devem existir sempre, não faz falta não agradecer.

Mas isso é um erro. Nos damos conta quando não temos mais essas coisas que considerávamos normais e habituais. Davi sabia disso muito bem. Por isso, neste salmo, se esforça por ser agradecido. Deus havia lhe dado muito. E ele queria reconhecer.

Havia mudado seu estado de ânimo. Estava triste, muito triste, e Deus lhe deu alegria. Ele disse nestas palavras: Estava de luto, mas agora voltei a rir. Para o judeu, vestir-se de pano-de-saco era um símbolo de dor, de pena. Frente a uma luta muito grande, diante de um problema grave, diante de uma dificuldade muito dura, o judeu se vestia dessa maneira. E mostrava o quão angustiado estava.

Davi podia dizer que Deus lhe tirou essa roupa de luto, e lhe devolveu a alegria de viver. Transformou seu lamento em dança, lhe devovleu a alegria. Por isso queria cantar. Não conseguia ficar calado, tinha que dizer. Ele estava agradecido e cantava.

Hoje nós não somos assim. Nos esquecemos rápido das coisas, principalmente dos favores que Deus nos faz. Somos muito autoritários e egoístas. Queremos somente satisfação imediata de nossos caprichos.

Mas o que mais calamos é a gratidão por nossa salvação. Se Davi estava tão agradecido que não podia calar o que Deus fazia com ele cada dia, quanto mais nós deveríamos estar gritando aos quatro ventos o quão amoroso e terno Deus é conosco ao ter nos salvado de uma maneira tão maravilhosa!

Deveria ser o constante e cotidiano motivo de agradecimento. Uma razão mais que sólida para não calarmos a boca, para cantar todo o dia, para orar agradecendo em lugar de pedindo. Para dar sempre graças.

Já agradeceu a Deus hoje por perdoar os seus pecados e se esquecer deles? Já deu seu muitíssimo obrigado porque castigou o Senhor Jesus para que você não tivesse que suportar semelhante dor?

REFLEXÃO – Rompe o silêncio e louva a Deus.

Notas:

Traduzido por Paulinho Degaspari

por Daniel Perez Cliffe