Memória

    Você já reparou como temos uma péssima memória para nos lembrarmos das coisas boas? Nós nos lembramos freqüentemente das coisas ruins que nos fazem, somos difíceis de perdoar e temos sempre em mente as ofensas recebidas. Os seres humanos têm uma estranha capacidade de se lembrar de informações que não servem para nada e uma impressionante habilidade para sacá-las quando menos se espera. A cada discussão sacamos os trapos guardados, as ofensas que nos fizeram tempos atrás, e os usamos para justificar os nossos próprios defeitos.

    Tente lembrar-se de sua última discussão e das coisas que você disse. Vamos, tente. Percebeu? Sempre usamos esse recurso. É lamentável, mas é real.

    Mas existem coisas muito mais importantes que deveríamos manter em nossa mente e que só vêm quando outra pessoa nos sacode e nos faz meditar. Então deixe Isaías fazer isso por você. “Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós.” (63:7). Este nada mais é do que um convite para trazermos à memória outra coisa. Isaías nos chama a pensar no amor de Deus.

    Sim, hoje em meio à correria de todas as tarefas que você tem pendentes, no meio da pressão do trabalho quando lhe pedem tantas coisas ao mesmo tempo, entre as páginas que faltam para você ler antes da próxima prova, no estresse do apuro ou no cansaço das urgências, Isaías nos chama para parar um pouco e pensar em Deus.

    Para que tenhamos memória do tanto que Deus nos ama, das coisas maravilhosas que fez conosco. Para cantar a Ele pelo que nos fez e nos deu. Porque Sua bondade e Sua fidelidade não têm fim, porque Seu amor jamais acaba. Para dar-Lhe graças por quão bom Ele é.

    Talvez hoje você esteja triste porque as coisas não saíram bem. Nada aconteceu do jeito que você esperava, certo? Ou não. Talvez tudo aconteceu como sonhado e nem há mais com que preocupar-se. No entanto, a circunstância não condiciona a realidade de Deus. Ele continua sendo bom e amoroso quando tudo vai bem, ou tudo vai mal. Por isso, o profeta nos chama a trazer à memória, assim como ele fez, e nos lembrarmos dos muitos favores de Deus a cada dia.

    Não condicione sua memória ao seu estado de ânimo. Deus não merece esse tratamento. Hoje é um bom dia para parar um pouquinho e dar-Lhe muitas graças porque Ele salvou você, porque Ele cuida de você, porque o ama, porque tem paciência com você e compreende que ainda está sendo moldado, porque você é especial para Ele, porque Ele sustém e consola você, porque Ele escuta… e responde.

    Lembre-se de agradecer.