É muito comum analisarmos nossas vidas como um conjunto complexo de idéias emaranhadas sobre camadas de sonhos, acalentados e alimentados a cada manhã. É isto mesmo. Se você parar para pensar um pouco, vai perceber que costumamos usar nossos planos como alimento motivador do dia-a-dia. É daí que acontece muitas vezes de, ao vermos estes planos serem frustrados, perdermos completamente as forças para prosseguirmos. O que parece é que alguém ou alguma coisa mexeu na nossa cadeia lógica de vida que construímos, e assim desestruturou o que para nós parecia tão simples.
Na verdade, o sonho de todo ser humano era o de que todos os seus planos jamais fossem frustrados. Você consegue imaginar isso? Nossa, eu tentei, e cheguei a algumas conclusões catastróficas. Só para citar alguns exemplos: Aos 7 anos de idade eu tinha um plano perfeito de vida, me tornaria jogador de futebol, não queria muita coisa não, bastava jogar no Flamengo e depois na Seleção Brasileira, pronto, eu ficaria rico, feliz, será??? Claro que não, pois aos 14 vi que não queria a vida de treinamentos físicos e concentração forçada exigida no futebol, e muito menos ser chamado de velho aos 30 e poucos anos, sério, com 14 eu pensei tudo isso.
Mas com 14 eu não era nenhum gênio e acalentei novo sonho, seria roqueiro. Plano simples, fazer algumas turnês mundiais, ganhar o Grammy, ser reconhecido mundialmente. Graças a Deus aos 18 eu acordei.
Mas eu escreveria ainda umas duzentas linhas mostrando os rumos utópicos que já tracei na vida. Quantos planos frustrados, mas quer saber, não me arrependo de ter sonhado. Arrependo-me sim, de ter tido sonhos tão egoístas. Descobri que quando se cria planos só para si, eles merecem ser frustrados, é o melhor para nós. Muitos realizaram seus planos e sonhos egoístas e hoje provam o vazio da vida. Bem, hoje tenho mais de trinta. Qual o meu sonho? Bom, criei uma técnica infalível de sonhar, quero que meus planos e sonhos façam parte dos sonhos e planos de muitos, quero que minhas realizações ajudem a transformar vidas. E pela graça de Deus, não é que eu tenho conseguido?
Pra você pensar: “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra” Provérbios 16.1.
por João Eduardo Cruz