O nadador britânico Lewis Gordon Pugh completou neste domingo, dia 15/07, o desafio de nadar 1 quilômetro em águas com temperaturas de -1.8ºC nas proximidades do Pólo Norte. O atleta, que saiu de Londres no domingo, 08/07, com o objetivo de alertar o mundo sobre os violentos riscos do aquecimento global, conseguiu cumprir a sua meta e chamou muito a atenção com a aventura.
Vestindo apenas uma sunga, touca e óculos, Pugh realizou a travessia em 18 minutos e 50 segundos suportando a mais baixa temperatura que um ser humano já enfrentou a nado. O nadador conseguiu bater o seu próprio recorde, estabelecido em 2005, quando nadou em águas a 0 graus Celsius na Antártida.
Segundo o atleta, apesar de ter se sentido um vencedor por nadar em águas quase congeladas, também fica triste por saber que o trágico aquecimento está destruindo o mundo, pois o local onde ele nadou deveria estar completamente coberto pelo gelo. Pugh nadou no meio de uma rachadura entre dois enormes blocos de gelo e disse que, no momento em que mergulhou, o mar estava muito escuro. O nadador declarou ter pensado em desistir, pois ficou amedrontado devido à cor da água e a dor causada pelo frio.
Apesar de toda a dificuldade que enfrentou para completar o desafio, Pugh não se arrepende e ainda declarou que espera que seu esforço possa incentivar os líderes mundiais a investirem mais em campanhas e alertas contra os perigos do aquecimento global.