Os programas da Igreja Universal do Reino de Deus, que ocupam completamente as madrugadas da Rede Record, podem estar com os dias contados na emissora do bispo Edir Macedo. O motivo para a possível mudança é o péssimo desempenho em audiência obtido pelo canal nas madrugadas, que estaria deixando os diretores da emissora insatisfeitos.
No horário em que tem sua programação totalmente destinada à Igreja Universal, a Rede Record perde com vantagem para o SBT e Globo, que dedicam o espaço para filmes e seriados. Segundo o jornalista Flávio Ricco, do portal UOL, alguns diretores da emissora já conversam sobre o fim da programação religiosa na madrugada do canal.
Pela manhã, ao fim da programação religiosa, a emissora começa com os números de audiência perto de zero, e a situação ficou ainda mais crítica com a estreia do “Hora 1”, novo jornal das manhãs da Rede Globo, além da programação jornalística também presente no SBT.
Porém, apesar da vontade dos diretores da emissora em mudar a programação, a decisão final cabe ao bispo Edir Macedo, dono da emissora e líder da IURD. Ricco ressalta que, mesmo não sendo possível acabar totalmente com a programação religiosa nas madrugadas, os defensores dessa media esperam, pelo menos, diminuir o espaço da igreja no horário.
O principal argumento usado pelos diretores para esta redução é o de que a IURD já conseguiu um grande espaço em outras redes, como Band e RedeTV!, e que, portanto, não haveria mais a necessidade de tanto destaque na Record.