Mais uma vez a arqueologia no Estado de Israel surpreende o Mundo com mais uma descoberta incrível, uma Sinagoga Judaica do Período Herodiano, Construções Públicas e um Vilarejo Judaico.
A descoberta lança luz na história desde um século AC até o terceiro século AD, quando a população judaica na região era a maioria e por algum motivo, provavelmente a perseguição bizantina aos judeus que se a conversão, abandonaram a região que através dos séculos foi soterrada.
Com esta descoberta fica mais claro do que nunca de que a região, antes da diáspora forçada aos judeus pelos romanos, pertencia ao Povo de Israel.
Além das construções, no local foram encontradas bases e capitéis de colunas e muita cerâmica que após os testes comprovaram o período de existência do vilarejo.
A descoberta inicial foi feita por um cidadão israelenses que passeando no local identificou alguns artefatos arquitetônicos na região e entrou em contato com a Autoridade de Antiguidades de Israel.
As escavações que se iniciaram recentemente já estão revelando fatos e artefatos muito interessantes que estão causando grande impacto no conhecimento da região, principalmente no período Herodiano da história de Israel.