Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
Televisão


07/01/2013, 00:00:00
Pastores pedem “heroína evangélica” em novela da Rede Globo

A aproximação da Rede Globo com os evangélicos continua rendendo. Depois de contratar vários artistas gospel para sua gravadora, Som Livre, e exibir o Festival Promessas, o próximo passo deve ser uma “heroína evangélica” em uma de suas produções.

Amauri Soares, o coordenador dos projetos especiais da Globo, irá almoçar com o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.  A conversa deve ser sobre os “interesses comuns” entre emissora e evangélicos, afirma a Folha de São Paulo.

Além disso, Soares deverá ter uma reunião ainda este mês com o bispo Robson Rodovalho, da igreja Sara Nossa Terra.

Esses encontros com os líderes evangélicos são um desdobramento da reunião em 12 de novembro passado, quando 17 pastores estiveram no Projac, os estúdios da Globo no Rio. Embora muito criticada por segmentos da igreja, essa reunião teve como pauta “apoio e cobertura” para eventos como Marcha para Jesus, Dia do Evangélico e Dia da Bíblia.

Karina Bellotti, doutora da Unicamp que estuda mídia e religião acredita que “Nos últimos cinco anos, a Globo se aproximou desse público porque tem lhe conferido não somente peso de formação de opinião, mas também de mercado consumidor”. E acrescenta “é importante destacar que a bancada evangélica cresceu no Congresso, assim como o poder aquisitivo de muitos evangélicos que ocupavam a classe C”.

Por sua vez, o pastor Silas Malafaia reforça que “não há nenhum acordo para nos proteger” e  ”Que cada pastor que pague a conta pela sua besteira.” Rodovalho comemora “A decisão [de abrir mais espaço para evangélicos] é deles.

Para os líderes está na hora de a Globo investir em personagens evangélicos na teledramaturgia. Recentemente, a Globo mostrou duas coadjuvantes evangélicas: Ivone (Kika Kalache), de “Cheias de Charme”, e Dolores (Paula Burlamaqui), de “Avenida Brasil”. Mas a recepção entre os evangélicos não foi boa, pois eram estereotipadas.

Segundo a assessoria da Globo, nesse último encontro os pastores “manifestaram o interesse em falar sobre o perfil atual do evangélico brasileiro para autores e roteiristas. A emissora considera a contribuição relevante, assim como as que recebe de vários segmentos da sociedade, inclusive de outras religiões”.

O fato é que os casamentos nas novelas geralmente são católicos. E o tema do espiritismo nas produções da Globo são constantes. Quando aparecem personagens evangélicos, “é crente, mas vagabundo. É pastor, mas safado”, provoca Malafaia.

No passado, Malafaia trocou abertamente farpas com a Globo por conta do que considerava um preconceito. “Em 25 anos, vin-te e cin-co [pontua cada sílaba], lembro de apenas uma reportagem boa na Globo sobre evangélicos. E tem semana em que, todo dia, o ‘Jornal Nacional’ fala bem da Igreja Católica”, explica.

Mas os tempos são outros. “No passado, éramos corpos estranhos, não tínhamos nenhum diálogo. Agora é diferente”, conclui Rodovalho.

Fonte: Gospel Prime
Contribuição: Silvia Saron

[Comente]
17 comentários

Eu acho que isso e so mais uma jogada da Globo! Ela não promover o Rei no dos Céus! Acho que falta e nossa conciência de ver o que é bom ou ruim! Gente vamos ler mais a biblia e fechar os olhos! Tem gente ai que se diz que na hora da novela nao pode assistir! Mas na hora que a dita pessoa ta cantado pode! Hipocrisia! Isso Sim!
(4) (2)

Alrizete
Campestre
07/01/2013, 10:49:32

É um movimento positivo não para nós, mas para o evangelismo. A Globo, quer concordamos ou não, é um meio de comunicação de altíssima relevância e parece que essa emissora tem perdido audiência por conta de não reconhecer e valorizar a população evangélica que vêm crescendo no Brasil. Não é a rede globo que vamos evangelizar, é o público da emissora, e ainda que não evangelizamos diretamente, sempre há um proveito quando nossa fé é mostrada sem esteriótipos. Não podemos dar uma de Marcos 9:38!
(3) (2)

André Carvalho
Porto Alegre
07/01/2013, 11:29:15

Bom tempo devia ser esse em que somente "éramos corpos estranhos", pena que quando converti a coisa já tava feia. Heroína Evangélica? Que tal Super Varoa ou Irmã Maravilha? kkkkk Thundercrentes, hooo!
(8) (2)

Emerson de Andrade
Arad - Israel
07/01/2013, 11:52:49

Aliança inteligente, impactante e altamente relavante!
(1) (6)

Lenilson Fraga
Rio de Janeiro
07/01/2013, 12:45:03

Heroína também é o nome de uma droga. Não existe heroína evangélica porque o herói de todos os crentes é Jesus. A menos que se coloquem roteiristas crentes, as falas de uma personagem cristã tenderão muito a se parecer com a do mundo. Mas não julguemos antes da hora, pode ser que da Globo venha alguma coisa boa, pois tudo o que há na terra pertence a Deus. Não ignoremos também que dar um papel de cristã a uma atriz de mau testemunho não é um milagre relevante, pois suas cenas não convencerá a todos. Está na hora sim de haver personagens que influenciem ao bem. E isto pode sim atrair audiência evangélica, pois este público repudia justamente os valores anticristãos transmitidos e exaltados nas novelas. Também o título da trama será aguardado (o que abomino é ver atores pagãos oferecendo culto fingido ao Senhor). Basta de invocar o nome de Deus em vão! E que haja produções que agradem a Deus também na teledramaturgia brasileira, pois nem só de novela viverá o homem.
(3) (0)

Ricardo Gabriel
Campina Grande
07/01/2013, 13:13:53

Sobre esse negócio de dar espaço pra outros tipos de valores, eu só digo uma coisa: se fosse o Evangelho de verdade ninguém daria espaço para que ele pudesse ser pregado. Na verdade, o Diabo (não gosto de falar dele, dá a impressão de que o homem é inocente na história) só mudou de estratégia, agora ele virou crente, assim fica mais difícil da igreja perceber as obras dele. Se antes ele entrava na casa das pessoas através dos maus valores, agora ele vestiu terno, pegou uma Bíblia e entra falando de um deus chamado Mamon, pregando uma palavra que não adora à Deus, mas aos homens.
(4) (1)

Emerson de Andrade
Arad - Israel
07/01/2013, 18:53:02

Do ponto de vista natural não acho que seja uma boa aliança. Não consigo imaginar alguém se convertendo porque, sei lá, uma das "Helenas" de Manoel Carlos é cristã, ou pra ser mais claro, evangélica. A intenção da Globo, obviamente, é, indiretamente, aumentar o seu mercado consumidor. Como pode essa grande "amiga do mundo" se tornar, de uma hora pra outra, "amiga de Deus"? Contudo, do ponto de vista espiritual, a Bíblia diz que os caminhos de Deus são infinitamente mais altos que os nossos. Logo, ainda que toda essa negociação seja uma estratégia do inimigo, nada poderá impedir o Todo-Poderoso de usá-la para a edificação do Seu Reino. Lembrem-se: DEUS está SEMPRE no CONTROLE!
(3) (0)

Lucas Alonso
Bauru
07/01/2013, 20:43:50

Que pena. A cada dia vamos perdendo a essência da simplicidade que há em Cristo Jesus e buscando glórias em lugares tenebrosos! Deus nos guarde!
(2) (0)

Stellamaris Thame Alves de Oliveira
Potiraguá
07/01/2013, 22:34:29

Eu vejo no Antigo Testamento os profetas tanto de Israel como Judá, sofrendo e sendo colocados ao fio da espada.
Vejo no Novo Testamento João Batista, Paulo, Pedro e outros sendo mortos por falarem sobre o Cristo.
E adivinhem, eu vejo o Cristo morrendo também.
Vejo na história homens morrendo pelo evangelho. Vejo também no século XVI outros serem excomungados da Igreja da época, surgindo o Protestantismo.

Eu até vejo algumas épocas onde a Igreja Cristã aceitou se associar com o poder da época (Roma, séc III), isso empobreceu o cristianismo com santos, eclesialismo e muitas bobagens.
(5) (0)

Danilo
São Paulo
09/01/2013, 11:24:56

É complicado enteder essas cuisas.
Vamos entender, mas pra frente.
Tá sendo pra saber o que vai aconteser.
(0) (2)

F. Trajano
São Paulo
09/01/2013, 13:09:51

Na boa? Só tenho uma coisa a dizer:
Ora vem Senhor Jesus!
(2) (0)

Luciano Valério
Belo Horizonte
09/01/2013, 13:10:06

É, um personagem "crente" e o resto? Homosexuais, prostitutas, ou melhor, na linguágem de hoje "piriguete", mentiras, infidelidade, corrupção....
Há muito tempo que não assisto, não importa a história! A vida é curta pra passar tempo assistindo novelas, seja da globo ou de qualquer outra emissora!
(3) (0)

ANDRÉA VIEIRA SILVA
Recife
09/01/2013, 16:36:45

A primeira tentativa falhou em colocar personagens "evangélicos" que de nada tinha de cristão convertido de verdade!! não sei se eles conseguem fazer novelas respeitando os evangélicos, complicado, se passarem pelo menos filmes evangélicos já é uma boa, por que novela é muito ruim, na minha opinião, e tbm continuarem com o festival promessas se bem que faltou pregação com certeza!!
(0) (0)

Aℓiภє Aℓєχѕαη∂яα㋡
Natal
11/01/2013, 10:43:25

Ué, Ricardo! Então uma atriz que não seja prostitura ou um ator que não seja gay não podem interpretar personagens desse tipo, pois seu testemunho não será verdadeiro? Muito estranho isso! Até mesmo porque a dramaturgia é uma arte que consiste em fazer o papel de quem não se é...
(1) (0)

Roberto Izoton
Vila Velha
14/01/2013, 10:57:31

Silas Malafaia? Um líder da igreja Sara Nossa Terra? Não me sinto representado por essas pessoas...
(0) (0)

Roberto Izoton
Vila Velha
14/01/2013, 11:02:19

Cristãos verdadeiros e novela não tem nada a ver. Novelas são obras criadas para modificar os costumes da sociedade. Os próprios autores afirmam isso claramente. Se estão querendo atrair os evangélicos é para mudar o comportamento desse grupo
(2) (0)

Marcos
Rio de Janeiro
08/02/2013, 20:01:54

Acho que o que temos que levar em consideração é o que isso vai gerar de bom em termos de evangelização, porque a Globo (é óbvio), muito provavelmente visa apenas os lucro$$$$$.
(1) (1)

Gilnei Mascarenhas
Itaparica
31/03/2013, 18:34:59

Atenção! Você está deslogado.

Deslogado, seu comentário será moderado.
Identifique-se e comente sem moderação.

Todos os campos são obrigatórios

Seu nome:
E-mail:

(não será divulgado)
Localidade:
Comentário:

                                                          

Código de segurança:

CAPTCHA Image
Digite os caracteres acima:

Leia também:

23/04/2014 :: 09:00
Rachel Sheherazade pode ganhar programa de opinião no SBT