Home Devocionais Max Lucado

Max Lucado

O que fazer com a preocupação

brown eggs in a box

Romanos 8:32 diz, “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”

Leve suas ansiedades até a cruz – literalmente. Da próxima vez que você ficar preocupado com sua saúde, casa, finanças ou voos, faça uma viagem mental subindo o monte. Passe seu dedo na ponta da lança. Balance um prego na palma da sua mão. Leia a placa de madeira escrita em seu próprio idioma. E quando o fizer, toque a terra aveludada, molhada com o sangue de Deus. Sangue que ele sangrou por você. A lança que ele aceitou por você. Os pregos que ele sentiu por você. A placa que ele deixou para você. Ele fez tudo isso por você. Tudo isso. Sabendo disso, sabendo de tudo o que ele fez por você ali, você não acha que ele irá cuidar de você aqui?

A preocupação não funciona

woman in white tank top

A preocupação tem mais perguntas do que respostas, mais trabalho do que energia e pensa muitas vezes em desistir. Sem tempo, sorte, crédito, sabedoria, inteligência o suficiente. Parece que estamos ficando sem tudo, então nos preocupamos. Mas a preocupação não funciona. Você pode dedicar uma década de pensamentos ansiosos à brevidade da vida e não estendê-la por um minuto. A preocupação não realiza nada.

Deus não condena a preocupação legítima com as responsabilidades, mas sim o pensamento contínuo que dispensa a presença de Deus. A ansiedade destrutiva retira Deus do futuro, contabiliza os desafios do dia sem colocar Deus na equação.

Jesus nos faz este desafio: “Seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas” (Mateus 6:32-33).

O segredo da satisfação

empty prisoner cell

Você está na prisão? Você está se você se sente melhor quando tem mais e pior quando tem menos. Se sua felicidade vem de algo que você deposita, dirige, bebe ou digere, então encare – você está na prisão, na prisão da falta.

Essa é a má notícia. A boa notícia é que você tem uma visita. E sua visita tem uma mensagem que pode libertá-lo. Vá até a recepção, sente-se na cadeira e olhe do outro lado da mesa para o salmista Davi. Ele faz um gesto para você se inclinar para frente. “Tenho um segredo para contar-lhe”, ele sussurra. “O segredo da satisfação: O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. É como se ele estivesse dizendo, “O que tenho em Deus é maior do que não tenho na vida”. Você acha que você e eu poderíamos aprender a dizer o mesmo?

O Espírito como um rio fluindo

landscape photography of river between green mountains

O cristianismo está em declínio em nosso país. O número de crentes caiu doze por cento na última década. A depressão profunda está aumentando. O aumento é identificado em todas as faixas etárias, mas está aumentando mais rapidamente entre adolescentes e jovens adultos. O aumento de suicídio é alarmante. De acordo com dados federais sobre taxa de suicídios nos EUA, esta é a maior desde a 2ª Guerra Mundial.

Ainda assim temos esta esperança. O reavivamento pode vir a qualquer momento. Na hora certa, Deus irá abrir a comporta e liberar seu Espírito como um rio fluindo na sociedade. Esta foi a promessa de Jesus. “Jesus se pôs de pé e disse bem alto… ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim’. Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo” (João 7:37-39).

O versículo e a voz

open book photograph

O Espírito de Deus se move dentro de nós para nos guiar e ele o faz com duas ferramentas: o versículo e a voz. “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17 NVI). A ferramenta primária de comunicação do Espírito Santo é a Bíblia. Ele fala conosco através da Escritura. Sua vontade é encontrada em sua Palavra. A Escritura tem resposta para cada questão que você enfrentar. A Bíblia não é só inspiradora, mas também extremamente prática. Vá primeiro ao versículo.

Em seguida vá à voz. A voz pode ser seu senso interior, o “conhecimento” que resulta da Escritura interagindo com o Espírito. A voz pode ser conselho sábio, um sonho ou uma visão. O Espírito ainda fala. Peça a ele para o guiar. Busque sua vontade. E então ouça. Espere uma resposta.

Confie na unção

man holding his hands on open book

Você foi ungido pelo Espírito Santo. Deus oferece esta unção a todos nós. Quando você ora, prega, profetisa ou vive sua fé, você é fortalecido pela presença do Espírito Santo. Apoie-se nele. Você fica cansado, mas o Espírito nunca fica. Seu entendimento é limitado, mas o Espírito tem sabedoria insondável. E porque ele está em você, você tem poder que nunca teria sem ele.

O Espírito lhe dará o que você precisar para fazer a obra santa que ele o chamou para fazer. A oração de Paulo pelos efésios é o desejo de Deus para você: “Peço ao Pai que, de acordo com a sua grande glória, ele permita que vocês tenham os seus espíritos poderosamente fortalecidos, por meio do seu Espírito” (Efésios 3:16). Deus derramou seu Espírito sobre você! Receba-o. Acredite nele. E confie na unção do Espírito Santo.

Transformando caos em calma

tree on body of water near mountains

Ansiedade. A emoção não é sinal de fraqueza, imaturidade ou possessão demoníaca. É simplesmente o resultado de viver em um mundo desafiador mudando rapidamente. Ansiedade não é sinal de fraqueza, mas ansiedade nos enfraquece. Contudo, a ajuda está aqui. O Espírito Santo é a presença calmante de Deus no mundo hoje.

Seu primeiro ato na história terrestre foi transformar caos em calma. “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1:2). A atividade inaugural do Espírito Santo foi se mover sobre um mundo frenético. Antes de Deus criar o mundo, o Espírito de Deus acalmou o mundo.

Forças incomuns

bird spreading its wings

“Não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo… pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês” (Mateus 10:19-20). Pelo que posso dizer, esta promessa de Jesus não foi revogada.

No dia em que Brenda Jones foi ver o cirurgião plástico, ela estava em uma luta contra o câncer de mama. Ela perguntou se poderia compartilhar uma história, e o Dr. Pete educadamente disse sim. Ele ouviu a história sobre o Deus que se tornou um bebê, depois um homem, e depois um sacrifício para a humanidade. “Ele morreu por você, Doutor Pete”, ela lhe disse. A conversa de quinze minutos mudou o Dr. Pete para sempre.

A promessa do Pentecostes: o Espírito transforma pessoas comuns em forças incomuns e transforma aqueles que estão perdidos nos que são salvos. O Espírito poderia fazer o mesmo conosco? Com você?

Vitória sobre o pecado

person standing on rock raising both hands

O Espírito Santo lhe dará poder na luta contra o pecado. Muitos cristãos podem se identificar com estas palavras do apóstolo Paulo: “Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” (Romanos 7:24). Esta séria confissão é o ponto de exclamação na recordação do apóstolo da sua vida antes de seguir a Cristo. Cada dia era um dia de derrota. Muitas pessoas sentem o mesmo hoje.

Se for assim com você, note o que Paulo diz apenas alguns versículos depois. Romanos 8 é a grande declaração de libertação de Paulo. Em contraste com o capítulo anterior, ele fala de vitória, segurança e graça. A diferença? O capitulo 7 era a vida sob a antiga lei; o capítulo 8 é a vida no Espírito.

O ponto? Vitória sobre o pecado é o resultado da presença do Espírito de Deus dentro de nós.

Quando surge a dúvida

green ceramic statue of a man

Dúvida. Ela é uma vizinha intrometida. Ela é uma hóspede desagradável. Ela o importunará, ela o irritará, ela chutará o banco debaixo de você e se recusará a ajudá-lo. Ela não oferece quaisquer soluções; ela apenas levanta perguntas.

Você recebeu alguma visita da dúvida ultimamente? Se você se encontra indo à igreja a fim de ser salvo e não porque você é salvo, então você a tem escutado. Se você se encontra duvidando que Deus pode perdoá-lo de novo por aquilo, venderam óleo de cobra a você. Se você é mais cético sobre cristãos do que sincero sobre Cristo, então adivinhe quem veio para o jantar?

Sugiro que você coloque um cadeado em seu portão. Sugiro que você afixe uma placa “Não Entre” em sua porta. Tiago 1:6 diz, “Aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento”.

TEXTOS MAIS RECENTES

Pular para a barra de ferramentas