Home Devocionais Max Lucado

Max Lucado

O Espírito Santo fala por você

two white doves flying

Romanos 8:26-27 diz, “O próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E o Pai, que conhece cada coração, sabe quais são as intenções do Espírito, pois o Espírito intercede por nós, o povo santo, segundo a vontade de Deus”.

O órfão empobrecido da Rússia, a viúva do campo de batalha profundamente triste, o santo idoso na casa de repouso. Eles podem pensar que não têm voz, não têm poder, não têm influência, mas eles têm um amigo. Eles têm um conselheiro, um consolador – o bendito Espírito de Deus, que fala o idioma do céu no céu.

Nenhum de nós ora tanto quanto deveria, mas todos nós oramos mais do que pensamos porque o Espírito Santo transforma nossos suspiros em petições e lágrimas em súplicas. Ele fala por você e o protege. E ele garante que você é ouvido, ele garante que você chega em casa. 

O Santo quem?

church aisle between wooden church pew

Em Lucas 24:49 (Bíblia Viva) Jesus disse, “E agora Eu enviarei sobre vocês o Espírito Santo, tal como meu Pai prometeu”.

Quem é o Espírito Santo? Deus como Pai? Nós entendemos essa imagem. Deus como Jesus, o Filho? Bem, essa ideia também é aceitável. Mas Deus como Espírito? A própria palavra é mística.

Certo dia, li as palavras que Jesus usou para descrever o Espírito Santo: consolador e amigo. Conheço essa Pessoa. Isso foi há três décadas. Não penso mais no Espírito Santo como o Santo Quem? Agora o chamo de nosso Ajudador Enviado do Céu. Ele é nosso defensor, nosso advogado, nosso guia. Ele nos consola e nos direciona. Ele habita, transforma, sustenta e algum dia irá nos levar ao nosso lar celestial.

O diamante da esperança da Bíblia

a close up of a pink diamond on a white background

Jesus disse, “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Nascer de novo? Você deve estar de brincadeira. Dar ré na vida? Não podemos nascer de novo! Ah, mas não gostaríamos de fazê-lo? Uma nova tentativa. Uma recarga. Como isso é possível?

Jesus responde em João 3:16, o diamante da esperança da Bíblia. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Um desfile de esperança com vinte e seis palavras! Se você não conhece nada da Bíblia – comece aqui. Se você conhece tudo sobre a Bíblia – volte aqui! Ele ama. Ele dá. Nós cremos. Nós vivemos!

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito… João 3:16.

O objeto do amor de Deus

heart bokeh light

A Escritura emprega uma artilharia de termos para amor, cada um calibrado para atingir um alvo diferente. Considere o que Moisés usou com seus seguidores em Deuteronômio 10:15: “O SENHOR escolheu seus antepassados como objetos de seu amor” [tradução livre]. O que os hebreus ouviram em seu idioma foi isto: “O Senhor se liga ao seu povo”. Liga é a palavra hasaq, e ela fala de um amor amarrado, um amor ligado a algo ou a alguém. Atrelado. A alça tem duas funções: arrancar e reivindicar. Como arrancar seu filho de problema e, ao fazê-lo, proclamar, “Sim, ele é tão travesso quanto uma alma penada. Mas ele é meu”.

Neste caso, Deus se acorrentou a Israel. Deus ama Israel – e o restante de nós – porque ele escolhe fazê-lo. O amor de Deus é o amor que não deixará o objeto de seu amor ir.

O Paráclito

a person standing in front of a blue light

Jesus não quer que pensemos no Espírito Santo como uma coisa. O Espírito é uma pessoa. Segundo um estudo, apenas quatro em dez pessoas acreditam que o Espírito é uma pessoa divina. O restante dos entrevistados ou não tem uma opinião ou escolhe acreditar que o Espírito é mais como um pico de energia do que um ser divino que nos empodera e ensina.

Você pode se juntar a mim em uma promessa? “Neste ato decido nunca chamar o Espírito Santo de isso”. O Espírito é uma pessoa. E Jesus o chama de Paráclito. Agora, tradutores chegam a diferentes, mas similares, traduções para esta palavra grega. Consolador, Conselheiro, Advogado, Intercessor. Mas a mensagem principal é a mesma: não estamos sozinhos.

A promessa da oração

person wearing white band ring

Você pode se encontrar em uma situação impossível. Em desvantagem numérica e vencido. Você quer desistir. Posso implorar para você memorizar esta promessa e então pedir para Deus trazê-la à memória? Escreve-a onde você a encontre. Tatue-a, se não for na sua pele, pelo menos no seu coração: “A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados” (Tiago 5:16).

Se você assumiu o nome de Cristo, você tem influência sobre o ser mais poderoso no universo. Quando você fala, Deus escuta. Jesus disse, “Quando dois de vocês concordam em algo e oram por isso, meu Pai no céu entra em ação” (Mateus 18:19).

A oração é só o primeiro passo. Deus tem poder que você nunca viu, força que você nunca conheceu e ele se alegra em responder oração. E porque as promessas de Deus são inquebráveis, nossa esperança é inabalável!

O discreto pai de Jesus

silhouette of a man and a boy on the seashore

José. O discreto pai de Jesus. Ao invés de fazer um nome para si mesmo, ele fez um lar para Cristo. E porque o fez, recebeu uma grande recompensa. “Ele lhe deu o nome de Jesus” (Mateus 1:25).

Enfileire os milhões que pronunciaram o nome de Jesus e olhe para a pessoa escolhida para estar no começo da fila: José. De todos os santos, pecadores, pródigos e pregadores que pronunciaram o nome, José – um operário, trabalhador de construção de uma pequena cidade – o pronunciou primeiro. Ele embalou o príncipe do céu de rosto enrugado e com uma plateia de anjos e porcos, sussurrou, “Jesus… você será chamado Jesus”.

Parece certo, você não acha? José abriu mão de seu nome, então Jesus deixou que José dissesse o dele. Deus procura Josés por meio dos quais ele pode entregar Cristo ao mundo.

O Espírito é seu mestre

a person making a vase on a potter's wheel

 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” (Gálatas 5:25 NVI).

Tenha como objetivo andar no Espírito convidando-o aos detalhes de cada dia. Permita que esta oração venha rapidamente à sua mente: “Como devo responder a este desafio, Senhor?” Ou, “Direcione-me, por favor. Para qual caminho devo ir?” Faça uma pausa e ouça. Mantenha um ouvido inclinado em direção ao Espírito.

Não consultarmos o Espírito de Deus seria tolice. Ele está aqui para nos ensinar, e nosso privilégio é permanecer em plena comunhão com ele. Dia a dia. Momento a momento. Ouça quando o divino instrutor sussurrar maravilhas em seu ouvido. Tenha certeza de que, quando você sorri, o Espírito sorri com você. Afinal, ele é seu mestre.

O perverso não vencerá

grayscale photo of person holding glass

Hamã é o vilão no livro de Ester. Ele vivia dentro do mundo de uma pessoa. Todos os outros existiam para se curvarem diante dele. Entretanto, seu reino de terror chegou ao fim na sala de jantar de Xerxes.

O rei perguntou à rainha Ester o que ela desejava. Ele fez esta pergunta antes e Ester adiou. Mas agora Ester disse, “…poupe a minha vida e a vida do meu povo. Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação” (Ester 7:3-4). O rei perguntou quem havia feito tal coisa. Ester respondeu, “O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso” (Ester 7:6)! Os guardas cobriram a cabeça de Hamã e o levaram sob custódia.

Nosso Deus é um Deus justo. Nada escapa dele. Ninguém escapa dele. O perverso não vencerá.

Há misericórdia e graça

photo of concrete pavement heading tunnel

Você e eu temos tropeçado na vida. Temos feito nosso melhor, apenas para tropeçar e cair. E a distância entre onde estamos e onde queremos estar é instransponível. Então para onde nos voltamos? Sugiro olharmos para uma das promessas mais doces de Deus: “pois não temos um sumo sacerdote [Jesus] que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4:15-16).

Quando tropeçamos não somos abandonados. A ideia impressionante é simplesmente esta: Deus, por um tempo, tornou-se um de nós. Deus se tornou carne na forma de Jesus Cristo. E nem sua humanidade nem sua divindade foram comprometidas. Porque as promessas de Deus são inquebráveis, nossa esperança é inabalável!

TEXTOS MAIS RECENTES

church aisle between wooden church pew

O Santo quem?

heart bokeh light

O objeto do amor de Deus

a person standing in front of a blue light

O Paráclito

Pular para a barra de ferramentas